Doença Celíaca pode interferir na gravidez?

Se você tem doença celíaca e está bem controlada porque segue rigorosamente uma dieta sem glúten, você está tão apta como qualquer pessoa que não tem doença celíaca a ter uma gravidez saudável e ter um bebê.

Portanto quem tem doença celíaca e não segue completamente uma dieta sem glúten tem um sério risco de ter problema para ela e para o bebê.

Gravidez demanda muito do corpo, a mãe não só precisa de bons suprimentos de todos os nutrientes necessários para mantê-la saudável, mas também para ajudar no do desenvolvimento do bebê. Para fazer isto ela precisará comer uma boa, balanceada dieta sem glúten. Comidas ricas em ácido fólio, ferro e cálcio são particularmente importante.

Doença celíaca na gravidez

Sua dieta deve ser o mais saudável possível. Siga a regra dos “5” para frutas e verduras. Coma 5 variedades diferentes todo dia. Suco de fruta conta somente como uma variedade.

Coma comida naturalmente rica em cálcio: leite, queijos e iogurtes, sardinhas, etc. Produtos comercializados com farinha sem glúten e misturas normalmente são enriquecidas com cálcio. É uma boa ideia usar leite desnatado ou semi desnatado e iogurte com pouca gordura e queijos magros. Proibido tomar leite não pasteurizado e comer queijos que são curados, fundidos, e com mofo.

Coma alimentos ricos em ferro, pode ser encontrado em carnes vermelhas, ovos e peixes. Particularmente peixes ricos em óleo natural. Arenque, cavalinha, sardinha e salmão. Soja, tofu, semente de girassol, vegetais de folhas verdes, lentilhas, feijões, melancia também são rico em ferro.

Está proibido comer ovos crus ou mal cozidos, encontrados em mousse e gemada.

Coma esses alimentos em abundância, a constipação é muito comum durante a gravidez. Comidas sem glúten que contenham alto teor de fibras incluindo arroz integral, trigo sarraceno, batatas, ervilhas, milhos, lentilhas, sementes como girassol e linhaça, vegetais e frutas, frutas secas como figos e tâmaras. Beber líquido em abundância também pode ajudar. Um copo de água quente com um limão exprimido logo cedo pode ajudar.

Cuidados na gravidex

É importante que todas as mães em potencial se cuidem antes de engravidar. Os benefícios de comer alimentos ricos em ácido fólico por três meses antes de engravidar e durante a gravidez, particularmente nas primeiras 12 semanas de gestação é bem estudada. Isso ajuda a prevenir a má formação espinhal. Suplementos de ácido fólico são facilmente encontrados na farmácia ou lojas de saúde. Coma em abundância vegetais de folhas verdes que são naturalmente ricos em ácido fólico.

Deixar de fumar durante a gravidez é muito importante. Os bebês de mães fumantes são muito mais suscetíveis a baixo peso e outros problemas de saúde.

Cortar o álcool ou pelo menos diminuí-lo para não mais que uma ou duas unidades por semana é aconselhável.

Finalmente, depois que seu bebê nascer é aconselhável esperar até que complete entre 4 ou 6 meses antes de introduzir trigo em sua dieta.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!